

Auditório lotado e filas de espera marcaram o sucesso do primeiro workshop realizado pela Pró-Vinho em parceria com a FGV.
Com o tema Economia e Mercado do Vinho, palestrantes de diferentes áreas traçaram um panorama do cenário atual e mostraram as perspectivas para o futuro. Após a abertura do evento por Paulo Lemos, diretor de educação executiva da FGV, núcleo São Paulo, Márcio Marson, coordenador da Pró-Vinho, falou sobre a nossa missão: Divulgar a cultura do vinho no Brasil.
Márcio Marson, coordenador da Pró-Vinho
O evento marcou ainda o lançamento do Curso de Formação Executiva no Mercado e nos Negócios do Vinho para a FGV de São Paulo. Serão oito cursos independentes de curta duração, que vão abordar desde os assuntos básicos da vinha e da produção, até as estratégias para os negócios do vinho, passando por enoturismo, comércio eletrônico, importação e outros tópicos. O novo curso, que já existe no Rio de Janeiro, foi apresentado pelo professor Valdiney C. Ferreira, da FGV do Rio.
Valdiney C. Ferreira, da FGV do Rio, fala sobre o lançamento do curso de Formação Executiva no Mercado e nos Negócios do Vinho
Felipe Galtaroça, da Ideal Consulting, falou sobre o potencial do mercado brasileiro, que ainda é pequeno (1,93 litro per capita) quando comparado com outros países que têm tradição no consumo de vinho, mas tem grande potencial. Veja os números no post Mercado de Vinhos no Brasil e Consumo Per Capita.
Outro tema interessante foi O Perfil do Consumidor Brasileiro e as Estratégias para Alcançar estes Consumidores, apresentado por Luciana Salton, diretora executiva da vinícola Salton, e Rodrigo Lanari, da Winext. Segundo Lanari, é preciso mudar a abordagem do vinho para atrair novos consumidores, deixando o lado técnico e mostrando mais o contexto, a exemplo do que fazem fabricantes de automóveis. Segundo ele, houve um aumento de 32% no consumo de vinho no Brasil entre 2010 e 2019, o que mostra a importância do e-commerce e dos supermercados, ao deixar o vinho mais disponível para o consumidor.
Luciana Salton comentou algumas ações que a Vinícola Salton tem feito para aproximar o vinho do dia a dia das pessoas, com carrinho de vinhos na praia, no cinema, em livraria, além de desenvolverem linhas pensando no consumidor mais jovem.
Luciana Salton e Rodrigo Lanari falaram sobre o perfil do consumidor brasileiro
Sobre o acordo União Europeia/Mercosul, Juan Antonio Correas, do Icex (Instituto de Estudos das Operações de Comércio Exterior da Espanha), falou que, apesar de ser um algo que demanda um prazo mais longo, o Brasil passou a ser um mercado cada vez mais cobiçado. Com a diminuição dos impostos, o vinho ficará mais acessível e deverá haver uma competição saudável no mercado. Somente neste ano, segundo ele, houve um crescimento de mais de 103% nas vinícolas espanholas que querem estar no Brasil.
Rogério Mori, da FGV, fez um apanhado do cenário global, comentando que as principais economias continuam desacelerando. Por outro lado, a retomada no Brasil está mais lenta.
Por fim, foi feita uma mesa redonda com Carlos Cabral, do Grupo Pão de Açúcar; Adilson Carvalhal Junior, da importadora Casa Flora, representando a Abba (Associação dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas); e Ari Gorenstein, do e-commerce Evino, que falaram sobre o momento, as tendências, as barreiras, e as oportunidades, que são muitas.
A jornalista especializada em vinhos Suzana Barelli fez a mediação do workshop, dando um ritmo leve e equilibrado ao evento.
O vinho vai muito além do prazer de abrir uma garrafa. O vinho movimenta a economia e gera empregos. Tudo vai bem com vinho!
Os palestrantes: Márcio Marson (coordenador da Pró-Vinho), Ari Gorenstein (Evino), Felipe Galtaroça (Ideal Consulting), Adilson Carvalhal Junior (Abba e Casa Flora), Suzana Barelli (jornalista de vinhos mediadora do evento), Valdiney C. Ferreira (FGV), Luciana Salton (Vinícola Salton), Rodrigo Lanari (Winext), Juan Antonio Rojas (Icex) e Carlos Cabral (Grupo Pão de Açúcar)
Fotos: Guilherme Bessa