

Eduardo Sartori falou com a Pró-Vinho sobre sua carreira, o mercado de vinhos em Campinas, onde atua, e sugeriu 5 vinhos de diferentes países de até R$ 100.
Nascido em Campinas, o sommelier Eduardo Sartori sempre morou em Itapira, também no interior de São Paulo, mas continua com um pé em sua cidade natal, onde exerce a função de professor de vinhos e responde pela presidência da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) Campinas.
Além de dar aulas, ele atua como palestrante, faz eventos corporativos, trabalha em eventos em hotéis e organiza jantares harmonizados para diversos segmentos, atividade com a qual se identifica bastante. Eduardo Sartori é ainda um dos embaixadores da Pró-Vinho no Brasil.
O que motivou você a entrar para o mundo do vinho?
Meu primeiro contato foi em 1999, numa palestra na minha cidade, Itapira, ministrada pelo hoje vice-presidente da ABS -SP, Arthur Azevedo. Dali em diante, encantei-me por esse universo, comecei a viajar e conhecer vinícolas. Posteriormente, nasceu uma paixão muito grande pela gastronomia. Fiz alguns cursos e acabei me encantando pela magia de harmonizar vinho e comida. Mais tarde um pouco, uma amiga, proprietária de um empório da minha cidade, incentivou-me a buscar a profissionalização e procurar a ABS. Primeiro fiz o curso na ABS-SP e desde então, não parei mais.
Que conselhos daria para quem está começando?
Fazer um curso de sommelier é fundamental para ser um bom profissional e, logicamente, estudar muito, muito mesmo! Complementarmente, participar de diversas degustações, as mais variadas possíveis, sempre comentadas por bons profissionais da área, para adquirir mais experiência em degustação. É sempre muito difícil aprender sozinho, por isso essa necessidade. E, por último, não desistir nunca dos seus objetivos. Insistir, insistir… A palavra chave é persistência.
O que você acha do serviço do vinho no Brasil?
Melhorou muito, mas ainda temos um caminho enorme para percorrer. Os sommeliers estão cada vez mais capacitados e engajados na profissão. Estudam muito, se dedicam cada vez mais, e hoje fazem um excelente trabalho. Essa capacitação, o interesse e a busca do aprendizado têm contribuído de forma muito positiva para essa melhoria.
Como você analisa o consumo de vinho em Campinas?
O consumo vem crescendo consideravelmente. O interesse por cursos, tanto de introdução ao mundo do vinho, como os de sommelier profissional têm muita procura. A região metropolitana de Campinas é muito grande e envolve cidades que participam de nossos eventos como Valinhos, Vinhedo, Jaguariúna, Itatiba, Indaiatuba, Limeira, Americana, etc. O setor de restaurantes, bares, etc, também vem tendo uma expansão considerável na região e tudo leva para um excelente ano em 2020. Minha percepção na região é que as pessoas gostam cada vez mais de jantares harmonizados, confrarias que envolvam vinho e comida, coquetéis e outras bebidas com comida e isso tudo é fantástico para todos os segmentos envolvidos.
Quais as suas regiões vinícolas favoritas?
Bordeaux, Champagne e Alsácia, na França; Rioja, na Espanha; Vinho Verde e Dão, em Portugal; Piemonte, na Itália; Rheingau e Mosel, na Alemanha.
Confira, a seguir, 5 rótulos de diferentes regiões sugeridos por Eduardo Sartori, com preços de até R$ 100:
• Baron K Riesling Kabinett 2013, Baron Knyphausen (Alemanha/Rheingau) – Vindame
• Anselmo Mendes Muros Antigos Escolha 2018 (Portugal/Vinho Verde) – Decanter
• Somontes Colheita Branco 2018 (Portugal/Dão) – Premium Wines
• Bodegas Ontañón Crianza 2014 ( Espanha/Rioja) – Casa Santa Luzia
• Luiz Argenta Cabernet Franc 2014 ( Brasil/Altos Montes) – Diversos
2 Comentários. Deixe novo
Parabéns Edu pelo belo trabalho à frente da ABS Campinas.
Que o sucesso continue…
Obrigado!