

Artigo publicado no blog Winext mostra as soluções encontradas por empreendedores do mercado de vinhos para continuar a atender os seus clientes
Rodrigo Lanari, fundador da Winext, reuniu 17 depoimentos de empresas que atuam no mercado de vinhos, de diferentes cidades do país, relatando as iniciativas de cada um deles para sobreviver ao período de isolamento. A seguir, uma pequena amostra da matéria:
“Bares, restaurantes, hotéis e outras empresas do on-trade tiveram que fechar as portas para o consumo no próprio estabelecimento e buscar alternativas. Para a maior parte do setor, a principal estratégia se tornou a contenção de danos, tanto para os negócios, como para os profissionais que deles dependem para sustentar as suas famílias.
No entanto, em plena pandemia, nem tudo são más notícias no mundo do vinho. Dos mercados desenvolvidos, afetados há mais tempo e mais severamente pelas restrições do Coronavírus, chegam relatos de picos de venda da bebida similares ao Natal no varejo físico e eletrônico.
Por exemplo, na comparação com 2019, a e-commerce americana Wine.com reportou o triplo das vendas até 15 de março, enquanto na Itália o app Vivino bateu o recorde de vendas da Black Friday.
Em outros mercados, a Wine Intelligence descreve cases de adaptação no setor: restaurantes fazendo delivery de vinhos em Nova York, pequenos cafés adaptando-se como mini-mercados de mantimentos em Londres, associações vinícolas promovendo degustações online na Itália e até uma feira de negócios do vinho virtual em Portugal.”
Para ler a matéria na íntegra, acesse: De Norte a Sul, como o mercado de vinhos está lidando com o Coronavírus.