

O mineiro Gustavo Giacchero, sommelier do Fasano BH, acaba de ser eleito o embaixador dos vinhos do Alentejo no Brasil e conversou com a Pró-Vinho
Mais de 130 sommeliers de todo o país participaram do concurso promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), com profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Minas Gerais. Na última fase do concurso, Gustavo Giacchero superou outros sete finalistas, recebendo o prêmio de “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2020”, na cidade de Évora, em Portugal.
“É uma responsabilidade muito grande representar os vinhos dessa região”
Gustavo Giacchero nasceu em Itabira, no interior de Minas Gerais, mas vive em Belo Horizonte desde os 5 anos de idade. Desde os 16 anos trabalha com festas, eventos e restaurantes. A passagem para o vinho, portanto, foi natural.
Formado em comunicação visual, Gustavo viajou para a Itália, em 2004, para fazer um curso de web designer, e foi lá que ele se encantou pelo vinho. Ainda na Itália, fez seu primeiro curso na área.
De volta ao Brasil, fez o curso da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers)-MG, onde acabou também dando aulas. Em 2009, finalizou o nível 3 da Wine & Spirit Education Trust (WSET) e fez vários cursos de temas específicos, principalmente pela Vinhos de Portugal e pela French Wine School.
Em Belo Horizonte, Gustavo trabalhou nas importadoras Vinci, Casa do Porto e Enoteca Decanter e em alguns restaurantes como Vecchio Sogno e Alma Chef. Desde outubro de 2019, ele é o sommelier do Fasano BH.
O que motivou você a seguir a carreira de sommelier?
Foi uma junção de encantamento com o mundo dos vinhos e a satisfação de trabalhar em um salão de restaurante. Mas, o que mais me motivou tem nome e sobrenome: Manuel Beato! Foi lendo uma reportagem dele, quando eu ainda não tinha certeza se tentaria carreira na área de comunicação, que decidi de vez ficar com os restaurantes e tentar a carreira de sommelier.
Fale um pouco sobre seu interesse pelo vinhos do Alentejo.
Para mim, os vinhos portugueses, principalmente os alentejanos, estão entre os mais democráticos do mundo. E com uma diversidade de uvas e estilos que poucos têm. Veio, então, o meu interesse em buscar mais conhecimento sobre estes vinhos.
E a sensação de ganhar “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2020”?
Muito gratificante! E é uma responsabilidade muito grande representar os vinhos dessa região. Ter como jurados nomes como Alexandre Lalas e o grande sommelier português Rodolfo Tristão torna tudo isso ainda mais especial.
Como está seu trabalho durante a quarentena?
Firme em casa! Conversando muito com clientes e amigos, fazendo algumas consultorias de compras de vinhos… além de algumas “lives” com amigos do mundo do vinho na minha página no Instagram: @seu_vin
Quais as suas regiões vinícolas favoritas?
ALENTEJO! Gosto muito dos vinhos de Portugal e da Espanha, em geral. E tenho uma grande admiração pelos vinhos do Piemonte, na Itália.
A seguir, você confere 6 vinhos de diferentes regiões, com preços até R$ 100, indicados por Gustavo, com predominância dos alentejanos, naturalmente.
• Monte da Capela – Alentejo, Portugal – importação própria
• Herdade dos Coteis Reserva Tinto – Alentejo, Portugal – Supermercados Verdemar
• Mariana Tinto Herdade do Rocim – Alentejo, Portugal – World Wine
• Vizar Tempranillo – Castilla y León, Espanha – Del Maipo Wines
• Sol fa Soul Malbec – Mendoza, Argentina – Del Maipo Wines
• Casa Geraldo Colheita de Inverno Syrah – Serra da Mantiqueira, Minas Gerais