

Apostando em um formato diferente das feiras de vinhos, a Wines of Argentina promoveu o Argentina Tasting Experience em São Paulo, no dia 13 de agosto, com três degustações temáticas apresentadas por cinco renomados produtores: Alejandro Sejanovich, Alejandro Vigil, David Bonomi, Edy del Pópolo e Sebastián Zuccardi.
O tema de uma das degustações foi “A Revolução dos Brancos Argentinos”. Em um país famoso pelos tintos, especialmente de Malbec, o tema foi surpreendente pela variedade de vinhos brancos, entre varietais e cortes. Foram 15 amostras, que incluíram não apenas vinhos de Torrontés – a famosa e aromática uva branca argentina –, mas ótimos Sémillons e Chardonnays.
A Argentina tem vinhedos de Sémillon muito antigos, muitos deles recuperados a partir do início dos anos 2000. Originária de Bordeaux, esta uva é mais usada em cortes com a Sauvignon Blanc na produção dos brancos daquela região.
Além da variedade de uvas de diferentes regiões, os enólogos revelaram que têm sido adotadas várias mudanças no estilo de vinificação, como o uso de tanques de concreto e barricas usadas, gerando vinhos mais frescos e equilibrados.
Veja cinco destaques da degustação:
• Riccitelli Old Vines From Patagonia Sémillon 2018 – produzido pelo enólogo Matias Riccitelli na Patagônia
• Vivo o Muerto Chardonnay Las Pareditas 2017 – produzido por Alejandro Sejanovich, enólogo de vários projetos
• Zuccardi Q Chardonnay 2016 – o Q do rótulo remete à qualidade desta linha de alta gama da vinícola
• Norton Altura White Blend 2018 – um corte de Sauvignon Blanc, Sémillon e Grüner Veltliner
• Matervini Blanco 2017 – um corte de Marsanne, Roussane e Viognier
Sobre os palestrantes, da esquerda para a direita:
David Bonomi, enólogo da vinícola Norton, faz parte da nova geração que tem agitado a viticultura argentina.
Edy del Pópolo, com uma carreira respeitável como enólogo e engenheiro agrônomo, é gerente geral da Susana Balbo Wines desde 2013.
Alejandro Sejanovich trabalhou na Catena Zapata de 1994 até 2010. Em 2009, iniciou um projeto próprio. Em 2019, ele foi eleito pela revista inglesa Decanter como um dos 10 Top Winemakers da América do Sul.
Alejandro Vigil, da Catena Zapata e do El Enemigo Wines, enólogo que tem se destacado por seu trabalho e cujos vinhos recebem altas pontuações em publicações especializadas.
Sebastián Zuccardi, filho mais velho de José Alberto Zuccardi, tem focado em diferentes terroirs e micro-terroirs.