

Em sua primeira edição, o “Wines of Chile on the Road” percorreu as cidades de Belo Horizonte (6 de agosto, no Espaço Meet), Ribeirão Preto (8 de agosto, Espaço Golf) e Campinas (dia 9 de agosto, Espaço Regatas) para divulgar vinhos de diversas regiões e vales.
O público teve a oportunidade de degustar 70 rótulos de vinícolas conhecidas e prestigiadas do Chile ao lado de outras que vêm inovando na descoberta de novos terroirs.
As 13 vinícolas participantes foram: Aresti, Baron Phillippe de Rothschild, Casas del Bosque, Cono Sur, De Martino, Indomita, Los Boldos, Nobel, Tres Palacios, Viña Morande, Viña El Principal, Viña Maquis e Terranoble.
O Wines of Chile on the Road mostrou vinhos produzidos em três grandes regiões: Costa, Andes e Entre-Cordilheiras
Além da degustação livre, foram realizados “tours” guiados pelas mesas das vinícolas, com o objetivo de aprofundar a experiência dos participantes. Foram quatro “wine tours” em cada uma das cidades, conduzidos por especialistas da Enocultura, escola de capacitação em vinho presente em 18 estados brasileiros.
Profissionais que trabalham na indústria do vinho, como sommeliers, distribuidores, donos de supermercados e restaurantes, tiveram acesso a masteclasses, ministradas pelo consultor e palestrante de vinhos Diego Arrebola, tricampeão brasileiro de Sommellerie (2012, 2016 e 2018), sommelier certificado pela ASI, com certificações profissionais na Itália (AIS) e nos EUA (CMS).
“O evento foi espetacular e atendeu todas as expectativas. Amamos o Brasil, é um país muito querido pelos chilenos e destino de praticamente todos os vinhos premium do Chile. Queríamos muito estar mais próximos dos brasileiros, levando o melhor do que produzimos. Esperamos ampliar, para o ano que vem, para outras regiões do país”. – Angelica Valenzuela, diretora da Wines of Chile
Sobre a Wines of Chile
A Wines of Chile foi criada com o nome de Associação de Vinhos do Chile, em abril de 2007, com o propósito de unificar os esforços da indústria chilena de vitivinicultura. A entidade reúne 74 produtores, que abrangem as diversas regiões vinícolas e é presidida por Aurélio Montes. O objetivo da associação é mostrar a qualidade dos vinhos chilenos em todo o mundo, associando-os à diversidade, inovação e sustentabilidade.