Para revelar a diversidade de vinhos do Uruguai, 24 vinícolas estiveram no país em eventos para jornalistas, enófilos, formadores de opinião, sommeliers e outros profissionais do setor.
Atualmente, o Uruguai tem quase 200 vinícolas, sendo que a grande maioria dos produtores pratica a viticultura sustentável. A uva símbolo é a Tannat, que projetou o país no mercado internacional. Originária do Sudoeste da França, a Tannat foi introduzida no Uruguai em 1870 por imigrantes bascos, onde se adaptou muito bem. Considerada uma uva rústica (o nome remete a taninos), encontrou condições ideais por lá, gerando vinhos elegantes, estruturados e longevos.
Os produtores uruguaios têm muito a comemorar. Nos últimos quatro anos, houve um crescimento de mais de 30% nas exportações do Uruguai para o Brasil.
Uma nova fase
Nos últimos anos, uma nova geração de viticultores tem investido em outras variedades, como pôde ser comprovado durante uma masterclass (degustação dirigida) com o tema Uruguai: Diversidade Singular, apresentada pela sommelier uruguaia Antonella de Ambroggi.
Mais associado aos vinhos tintos, o Uruguai produz brancos deliciosos. Além das uvas mais comuns, Sauvignon Blanc e Chardonnay, há bons exemplares de vinhos com a variedade espanhola Albariño (Alvarinho em Portugal), como os produzidos pela Bouza (Decanter) e Garzón (World Wine).
A Cabernet Franc também começa a ter destaque, enquanto a Merlot já se firmou como uma uva importante no Uruguai, tanto em varietais como em cortes com a Tannat, com vinhos saborosos, de taninos macios e boa complexidade. Alguns exemplos desses cortes são os produzidos pela Bodega De Lucca (Premium Wines) e Marichal (Ravin).
Durante o evento foi apresentado, inclusive, um vinho de Zinfandel, variedade típica da Califórnia, que é o primeiro do Uruguai. Este vinho é produzido pela Bodega Artesana (Wine Lovers), de proprietários americanos, comandada por duas enólogas, Analía Lazaneo e Valentina Gatti.
O consumo anual de vinho per capita no Uruguai é de 24,5 litros, e em 4 de junho de 2014, o vinho foi decretado a bebida nacional desse país.
Veja a lista das vinícolas que participaram do Uruguay Wine Tour 2019:
Antigua Bodega Stagnari, Ariano, Artesana, Bouza, Bracco Bosca, Casa Grande, Cerro Chapeu, De Lucca, El Capricho, Est. Juanicó – Familia Deicas, Familia Traversa, Finca Narbona, Garzón, Giménez Méndez, Marichal, Montes Toscanini, Pisano, Pizzorno, Spinoglio, Toscanini e Hijos, Varela Zarranz, Viña Edén, Viña Progreso e Viñedo de los Vientos.
Se você não conhece os vinhos do Uruguai, saiba que há muita coisa boa para explorar.
Texto: Solange Souza
Foto de abertura: Vinhedos da Bodega De Lucca