

Embaixadores da Pró-Vinho no Brasil indicam os vinhos que combinam com os pratos desta época do ano. Desejamos que todos tenham muitos motivos para brindar!
Seguindo a meta de divulgar a cultura do vinho no País, a Pró-Vinho convidou alguns profissionais do setor, de diferentes cidades, para ajudar nesta missão. Confira a seguir, as sugestões de vinhos de alguns deles para a época mais festiva do ano.
GERSON LOPES – enófilo – Belo Horizonte, MG
Para ele, o caráter festivo do espumante, que surge das finas e persistentes borbulhas, o identifica com momentos de alegria, amizade e felicidade. “Sugiro um Blanc de Blancs, feito na Serra Gaúcha pela vinícola brasileira Luis Argenta com exclusividade para a Casa do Vinho: o Alma M Brut (NS), produzido com Chardonnay (80%) e Riesling Itálico (20%).
Para as saladas de folhas verdes ou uma caprese, sugiro um branco seco e leve, como o italiano Arenile Pinot Grigio Terre di Chieti 2017 (Premium Wines). Caso sejam pratos com camarões, mariscos, salmão fresco ou algo com ovas de salmão, os escoltaria com o Garzón Estate Rosé Pinot Noir 2019 (World Wine), um rosé fresco, delicado, mas com estrutura suficiente para encarar um bom pescado ou aves com molhos leves.
Para os pratos principais, um tinto versátil, que harmonize bem com pernil assado ou peru. Na faixa de preço até R$ 100, sugiro espanhol de La Mancha, Legado Muñoz Garnacha 2017, da Bodega Muñoz (Decanter).”
EDUARDO SARTORI – Presidente da ABS-Campinas
Fã das harmonizações, ele sugere vinhos gastronômicos, de diferentes estilos:
• Luiz Argenta Clássico Brut – Flores da Cunha – Com salada de bacalhau desfiado com azeite.
• Baron K Riesling Kabinett, 2013 – Baron Knyphausen – Rheinguau, Alemanha (Vindame) – Acompanha tender defumado com molho de laranja e purê de maçã
• Thera Rosé – Santa Catarina, Brasil – Sirva com carpaccio de salmão com vinagrete de frutas vermelhas e salada de folhas verdes.
• Somontes Colheita Tinto 2015 – Dão, Portugal (Premium Wines) – Acompanha cabrito assado ao molho rôti com batatas douradas e alecrim
JOSEPH MORGAN JR. – Bordeaux Wine Educator – C.I.V.B – Bordeaux Wine Council – WSET 3 Certified – ABS – Rio de Janeiro
Em sua lista de vinhos, uma boa diversidade para combinar com diferentes preparações:
• Espumante Chandon Riche Demi-Sec – Serra Gaúcha – Para harmonizar, eu proponho um panettone, com base em frutas secas, que, de um modo geral, tem uma massa leve e doçura moderada.
• Le Jaja de Jau Sauvignon Blanc – Côtes du Roussillon, França (Zahil) – Para acompanhar um peixe grelhado com salada de cuscuz marroquinho com legumes.
• Estandon Brise Marine Mediterranée Rosé – Provence, França (Grand Cru) – Sirva com salmão marinado, tipo gravlax, com salada waldorf, à base de maçã e aipo.
• Dinastia Manzanos Graciano-Garnacha – Navarra, Espanha (Premier Wine) – Harmonizando com um presunto tender sem osso, com cebolas caramelizadas.
PATRICK NEUFVILLE – sommelier – Maceió, Al
Três escolhas de bom custo-qualidade, com vinhos bastante gastronômicos:
• Espumante Conte de Bailly Bourgogne – Borgonha, França (Premium Wines) – perfeito com aperitivos, acompanha também as carnes brancas e os queijos.
• Rutini Trumpeter Sauvignon Blanc – Mendoza, Argentina (Zahil) – Ótimo com frutos do mar (ostras, mariscos), peixes brancos e queijos de cabra.
• Alamos Tempranillo – Mendoza, Argentina (Mistral) – Vinho perfeito para enogastronomia e reunião de família! Ótimo com cordeiro e carnes vermelhas.
DIEGO BERTOLINI – Sommelier – Bento Gonçalves, RS
Entre os espumantes, que tem forte presença nas taças nesta época do ano, Diego Bertolini sugeriu dois rótulos brasileiros: Aliança Moscatel, Jolimont Brut Charmat.
O Cristófoli Sangiovese Rosé, da Serra Gaúcha, e os tintos Bebber Touriga Nacional, da Serra do Sudeste e o uruguaio Bracco Bosca Tannat (Domno) completam suas sugestões.
MARCIA MALUF PALEI – sommelier de Santa Catarina, especializada em enoturismo
A sommelier também aposta nos vinhos brasileiros para as celebrações:
Espumantes
• Estrelas do Brasil Brut Charmat – Bento Gonçalves, RS – Com bom custo-benefício, acompanha entradas frescas e saladas, inclusive com frutas.
• Viapiana Brut Nature – Flores da Cunha, RS
• Guatambu Nature safrado – Campanha Gaúcha, RS – Acompanha inclusive a refeição.
Brancos
• Estrelas do Brasil MonteVino Sauvignon Blanc – Bento Gonçalves, RS – Um belo Sauvignon Blanc, um branco que indico sempre nesta faixa de preço.
• Lidio Carraro Dádivas Chardonnay – Bento Gonçalves, RS – Vai muito bem com cremes e peixes mais encorpados.
Tintos
• Luiz Porto Dom de Minas Syrah – Cordislândia, MG – Maravilhoso com comida asiática.
• Viapiana Merlot – Flores da Cunha, RS – Ótimo com bacalhau.
• Guatambu Tannat – Campanha Gaúcha, RS – Um excelente Tannat brasileiro.
2 Comentários. Deixe novo
Vamos brindar, festejar e alegrar a festa com vinhos nacionais.
Gostei muito das dicas de harmonizacao. Otimas opções.