Se você está entrando para o mundo do vinho e fica preocupado em não ter a taça certa e não conseguir encontrar todos os aromas que os especialistas costumam descrever, pode relaxar.
Nos países com tradição vinícola, as pessoas bebem vinho de forma natural, no dia a dia, e nem sempre na taça correta. Optar por um branco ou um tinto é, muitas vezes, o mais avançado grau de escolha de muitos consumidores nesses lugares.
A única “frescura” que você deve considerar é com relação à temperatura. Um vinho branco muito gelado pode perder sua riqueza, enquanto um tinto muito quente (em temperatura ambiente, no verão) vai ser desagradável. No caso do tinto, se você não tiver uma adega que o conserve a uma temperatura entre 15 e 16 °C, deixe por 30 minutos na geladeira, antes de servir.
O vinho é a bebida perfeita para acompanhar uma refeição e para tomar com amigos, mas muita gente acaba desistindo porque tem medo de errar. Uma sugestão é que você conheça primeiro seu paladar, a parte mais importante, e se liberte dos padrões.
Seguem algumas dicas:
• Se você prefere o estilo mais redondo e macio, vai gostar de tintos como Malbec argentino, Primitivo (Puglia, Itália), Zinfandel (Estados Unidos) e Merlot.
• Para quem gosta de acidez, tintos da Toscana, produzidos com Sangiovese, são opções excelentes para acompanhar uma refeição. Entre os brancos, fique com Vinhos Verdes, que são deliciosos para o clima e as comidas do Brasil.
• Prove vinhos brasileiros! Os espumantes já conquistaram as taças dos consumidores, mas há ótimas opções de brancos e tintos produzidos no Brasil.
• Há aqueles que preferem tintos estruturados. Neste caso, o Cabernet Sauvignon e o Tannat são as melhores indicações. Além disso, são perfeitos para acompanhar carnes.
Não tenha medo de arriscar e provar vinhos diferentes, que não sejam Sauvignon Blanc, Chardonnay e Cabernet Sauvignon. Existe um universo enorme e delicioso para você explorar. Siga a Pró-Vinho nas mídias sociais, para acompanhar nossas dicas.
2 Comentários. Deixe novo
Dicas úteis
Que bom que você gostou!