

Com um investimento de meio milhão de Euros, a ViniPortugal, em parceria com a Abras, vai promover os vinhos portugueses nos supermercados do país
A foto que abre este post é da região do Douro, uma das mais conhecidas de Portugal pelos tradicionais vinhos do Porto, além dos vinhos tranquilos. O vinho português tem um bom espaço nas taças do consumidor brasileiro, ocupando a segunda posição no ranking dos mais vendidos no Brasil, com 18% do mercado, mas ainda está distante do primeiro colocado, o vinho chileno, que responde por 43%.
Estas informações foram dadas durante a coletiva de imprensa que aconteceu no dia 21 de julho, pelo consultor de vinhos Carlos Cabral, coordenador da campanha que vai promover os vinhos portugueses nos supermercados.
De 23 de outubro a 1° de novembro, espera-se a adesão de 3 a 3,5 mil supermercados (dos 96 mil existentes) em todo o Brasil, que poderão participar do Festival de Vinhos de Portugal, com material de divulgação criado pela Viniportugal. “A adesão vai depender muito do perfil do supermercado”, comentou Cabral. Os estabelecimentos vão receber ainda treinamento de diversos especialistas de vinhos. E tudo isso sem nenhum custo.
O presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, explica que o objetivo é ampliar o consumo e o conhecimento sobre os vinhos de Portugal: são mais de mil rótulos de 14 regiões, e mais de 250 tipos de uvas. “O brasileiro tem buscado cepas que não conhece, novas regiões, localidades e perfis de vinhos. Portugal tem essa variedade para oferecer e é exatamente para atender a desejos dos brasileiros que estamos investindo na realização do Festival mesmo em um período tão atípico”, completa.
Segundo os organizadores, existem cerca de 150 vinícolas portuguesas que querem entrar no Brasil e podem encontrar nesta campanha um boa oportunidade.
Hoje, o setor de supermercados representa quase 70% das vendas de vinhos no Brasil e foi responsável, em 2019, por 31% da importação e venda de vinhos portugueses no País. Além disso, o crescimento das vendas durante a pandemia foi bastante expressivo.
“O vinho agrega uma imagem positiva ao supermercado, é um diferencial. Ele tem alto valor agregado, o que é um fator positivo no faturamento. Além disso, é o produto ideal para promover vendas casadas com queijos, pães e frios, por exemplo”, resume Marcio Milan, superintendente da Abras.
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