

“Conversas de Vinho” vai trazer o lado humano por trás dessa bebida, com histórias e dicas. Na estreia, a mineira Jussara Durães
Jussara Durães foi citada no último sábado (19/6) no podcast “Sua Marca vai ser um Sucesso”, na rádio CBN, cujo tema foi “O humano vai perder espaço na construção das marcas?”. Milton Jung conduziu o bate-papo, que teve a participação de Cecília Russo e Jaime Troiano, especializados no assunto.
Mesmo com o crescimento das vendas on-line, Cecília Russo e Jaime Troiano acreditam que o fator humano é muito importante na hora de comprar. Ao exemplificar, Jaime comentou que no caso de vinhos é muito melhor contar com alguém que conhece seu gosto, que não apenas venda vinho, mas crie o ambiente propício para você escolher: “Eu tenho a Jussara!”, declarou ele, descrevendo Jussara Durães, que trabalha na importadora Premium Wines há 20 anos. Para rever o podcast, clique no link: Sua Marca: o humano vai perder espaço na construção das marcas?
Mineira de Belo Horizonte, Jussara Durães sempre teve um gosto apurado, resultado da convivência com o pai Hermano Augusto, alfaiate famoso, que vestiu figuras importantes. “Comecei a trabalhar com meu pai, que era um dos melhores alfaiates do Brasil, aos 13 anos. A venda que aprendi a fazer ao longo de 25 anos na alfaiataria, aos maiores empresários de Minas Gerais, me ajudou a trabalhar os vinhos distintos e únicos da Premium”, compara ela.
Jussara Durães com o produtor alemão Clemens Busch
Formada em relações públicas, Jussara começou a trabalhar com vinhos em 2001, deixando Belo Horizonte para trabalhar na cidade de São Paulo, onde fez cursos na ABS-SP e WSET (nível 2). Mas o que a ajudou na conquista da clientela paulistana foi seu carisma. A seguir, o resultado da conversa que tivemos com ela:
O que motivou você a trabalhar com vinho?
Tomo vinho desde os 16 anos. Meu primeiro emprego formal, ao 18 anos, foi na extinta VASP, em Belo Horizonte. Usava a maior parte do meu salário comprando vinhos, como Fleur du Cap, da África do Sul, na Casa do Vinho. Sempre que passava em free shops de aeroporto, vinha com pelo menos seis garrafas variadas. Aos 37 anos, passei por uma transformação que motivou uma mudança de trabalho. Conhecer o Rodrigo Fonseca [ex-sócio da Premium e chef e sócio do restaurante Taste-Vin, de Belo Horizonte] com seus vinhos da Nova Zelândia, nesse mesmo ano, consagrou minha entrada no mundo do vinho.
Qual o maior desafio na venda de vinhos?
Persistência. Com certeza foi o mais difícil para mim. Ter de bater na porta de um cliente desconhecido, fazer este cliente acreditar que meu vinho não era só mais um vinho, foi com certeza um grande desafio. Sem dúvida, fazer um cliente acreditar numa importadora pequena de Minas Gerais, que começou trazendo vinhos da Nova Zelândia foi um dos grandes desafios que tive, no início em São Paulo [hoje a Premium Wines tem mais de 100 produtores, de nove regiões, em seu portfólio].
Como você convence seus clientes a provar coisas novas?
Além de conhecimento, PAIXÃO. Sempre me envolvi pessoalmente no contato com o cliente. Poder transmitir como gosto de vinho, falar da experiência que tive tomando o vinho… Com esse envolvimento todo, com certeza dá segurança ao cliente.
Quais as suas regiões vinícolas favoritas?
Pomerol, na França, e Dão, em Portugal.
Você poderia indicar 5 vinhos aos leitores da Pró-Vinho?
• Brut Òpera Vinheria Percussi VSQ Le Marchesine – Loja Digital da Vinheria Percussi
• Miolo Single Vineyard Touriga Nacional – Loja Miolo
• Fabre Montmayou Reserva Cabernet Sauvignon – Premium Wines
• La Rioja Alta Viña Ardanza – Zahil
• Bacalhôa Moscatel Roxo Superior – Portus Cale
Foto de abertura: Pier Demarten on Unsplash