“Não limite o Brasil a Carnaval e caipirinhas.” Esta frase abre a matéria publicada no dia 8 de maio, na Decanter online, sobre vinícolas brasileiras para visitar na Serra Gaúcha, destino emergente de enoturismo, segundo a publicação. Brazil Wineries to visit – Serra Gaúcha traz um apanhado do vinho brasileiro desde a introdução das primeiras uvas pelos portugueses nos anos 1530, passando pela chegada dos imigrantes italianos em 1875, até os dias atuais.
Além de dar destaque para a produção de espumantes de qualidade, a matéria fala sobre algumas mudanças na região, como a expansão de vinhedos para áreas mais secas, incluindo a Serra do Sudeste e a Campanha, na divisa com o Uruguai. “Os vinhos brasileiros começam a encontrar seu lugar no mapa mundial do vinho, combinando tradição com viticultura moderna surpreendente e uso de tecnologia.” declarou Sherry Rose Stolar, que visitou a região.
As vinícolas mencionadas na matéria são: Cave Geisse, Miolo, Lidio Carraro, Pizzato Vinhas e Vinhos, Almaúnica, Vinícola Salton (cuja foto abre a matéria) e Casa Perini.
A matéria traz ainda uma lista de Lugares para Comer na Serra Gaúcha. Para quem quiser conferir o artigo na íntegra, é só clicar no link: Brazil Wineries to visit – Serra Gaúcha.