

Berço da viticultura, a Geórgia produz vinhos com uvas como a tinta Saperavi, além de vinhos laranja feitos em ânforas. E você pode encontrá-los no Brasil
Por ocasião da Semana Nacional da Geórgia, celebrada de 24 a 30 de maio, foi realizado um jantar na capital paulista com a presença do embaixador da Geórgia no Brasil, David Solomonia, onde foram mostrados alguns dos vinhos produzidos por lá. Além do vinho laranja elaborado em ânfora, são produzidos brancos, rosés e tintos, com uvas locais.
O método ancestral de elaborar vinhos em ânfora na Geórgia, que data de cerca de 8.000 anos, é conhecido como “Qvevri”. Em 2013, foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Pelo processo “Qvevri”, as uvas são fermentadas em grandes ânforas de terracota enterradas no solo, junto com as cascas e os engaços.
A Geórgia (Tbilisi é a capital) encontra-se na intersecção entre a Europa e a Ásia, combinando as paisagens da Cordilheira do Cáucaso de um lado e o mar Negro do outro. Além de ser um dos destinos de férias preferidos dos europeus, é fonte de inspiração para muitos produtores e enólogos de diferentes partes do mundo por seus vinhos produzidos em ânforas há milhares de anos. Hoje, os vinhos de ânfora (os vinhos laranja) estão em alta no mercado e um dos produtores mais famosos na categoria é Josko Gravner, do Friuli, Itália. A região do Alentejo, em Portugal, também tem uma produção relevante de vinho em ânfora.
Conheça alguns dos vinhos da vinícola Shilda, que podem ser encontrados no Brasil:
• Rustaveli Rosé 2019 – produzido com a uva Saperavi, sem passagem por madeira, tem 12% de álcool. Bastante frutado (morango), apresenta acidez média e boa estrutura. Ideal para frutos do mar.
• Rustaveli Rkatsiteli Qvevri 2018 – produzido em ânfora, de acordo com o método milenar tradicional da Geórgia, o vinho é mantido em “Qvevris” por pelo menos 5 meses. O resultado é um vinho laranja, suave, seco e mineral.
• Tbilisi Tinto 2019 – produzido com a uva Saperavi, sem passagem por madeira, apresenta 12,5% de álcool. Fresco e frutado, é agradável para ser consumido sozinho ou com aves assadas, carnes grelhadas e itens da charcutaria.
Estes vinhos são importados pela Wine7 e distribuídos em São Paulo pela Wine Body.